quarta-feira, 3 de agosto de 2011

03 de agosto - Dia do Capoeirista

    É válido que o Capoeirista tenha um dia para ser comemorado, uma data para ser lembrada. Afinal, a capoeira é praticada em mais de 150 países dos 5 continentes, somente no Brasil, são mais de 5 milhões de capoeiristas!
    A capoeira é uma expressão cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular e brincadeira, desenvolvida por descendentes de escravos africanos trazidos ao Brasil, além de representar a resistência dos negros à escravidão.
    Poucos se lembram, mas um dia a arte da capoeira já foi considerada criminosa e sua prática banida. No início do período republicano e uma das providências do Presidente Marechal Deodoro da Fonseca foi editar uma lei determinando que todo capoeirista pego em flagrante seria desterrado para a Ilha de Fernando de Noronha. A criminalização durou até 1937 quando, por iniciativa do Presidente Getúlio Vargas, a capoeira foi descriminalizada e reconhecida como esporte autenticamente nacional como forma de regulamentar e incentivar a capoeira no Brasil.
    A capoeira é inequivocamente um traço cultural indelével de nossa identidade cultural, expressando-se como arte, ofício e alternativa profissional para muitos brasileiros. A capoeira tem estrutura bem diferenciada, conseguindo, a um só tempo, manifestar-se como luta, jogo e dança, além de configurar um eficiente sistema de autodefesa genuinamente brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário