quinta-feira, 5 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher

   O Dia Internacional da Mulher, tem como origem as manifestações para cobrir essa necessidade das indústrias a todo vapor que precisavam de mão de obra. Quem entra para cobrir essa necessidade? A mulher. Mas as condições de trabalho eram péssimas, totalmente fora da realidade. Então, em um dia 8 de março as mulheres tomam fôlego e vão às ruas protestar por melhores condições de trabalho, de vida e pelo direito de votar!
E assim a sociedade foi tomando consciência de que a mulher era tratada como um ser de segunda classe.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

Conquistas das Mulheres Brasileiras
Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Parabéns a todas as mulheres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário